Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

B . V . Ponte da Barca





ONLINE
1



Total de visitas: 89575
Noticias

Resgate na Serra Amarela

"Em Ponte da Barca, quatro técnicos da PT e da RTP, que procediam à manutenção de equipamentos no emissor do Muro, na serra Amarela, em Lindoso, tiveram, ontem à tarde, de ser resgatados pelos bombeiros. Foram apanhados pelo mau tempo quando regressavam do alto da serra." 

Fonte: JN

Meios:
VCOT-01 - 3 Elementos
VLCI-01 - 3 Elementos




Incêndio Florestal em Touvedo Salvador


 

Simulacro

 

Bombeiros testam operacionalidade na Barragem do Alto Lindoso

 

Dez de Maio. Duas da tarde. Soa a sirene dos bombeiros para acudir (estamos perante um simulacro) a um acidente de trabalho registado nas profundezas da barragem do Lindoso. Dois operários gravemente feridos tinham de ser evacuados para tratamento hospitalar dada a gravidade. Os meios operacionais dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca foram os primeiros a chegar e, depois os de Viana do Castelo, que vieram em auxilio, tiveram árduo trabalho para retirar os poli traumatizados que permaneciam a cerca de cento e dez metros de profundidade. Durante quatro horas a equipa de salvamento, que após chegar á plataforma de segurança, desceu por cabos de cordas até ao local onde estavam os operários que de imediato, lhes prestou os primeiros socorros, logo de seguida trataram das operações de resgate, içando-os através dos cabos, paredão acima até ao local onde se localiza o elevador e, depois transportando-os a pé nas macas pelas galerias internas da barragem, conduziram-nos a terra firme para seguirem de ambulância para o hospital.

 

Foi, assim, numa tarde cheia de calor que a operação deste simulacro decorreu sob as ordens operacionais do Comandante Alexandre Vieira e do Comandante da Protecção Civil Distrital, Paulo Esteves.

 

Fazendo o ponto de situação e o objectivo desde simulacro, o Comandante Alexandre Vieira assegurou que no âmbito da segurança da EDP " Ponte da Barca aderiu ao projecto testando a sua equipa de salvamento em grande ângulo, pelo que, devido ao cenário de grande ângulo. Fomos apoiados por uma equipa de Viana do Castelo".

 

Dentro do espírito e condicionalismos a operações correu como previsto, sendo o primeiro sinistrado retirado pela equipa barquense e o segundo pela equipa de Viana do Castelo. O Comandante Alexandre Vieira, observou, por outro lado, deparar com "a dificuldade do interior das galerias para a evacuação de cento e dez metros, daí que os exercícios fossem mais demorados".

 

Um dos procedimentos imediatos de segurança que a EDP tem logo em conta é fechar as válvulas e manter o caudal ecológico e aguardar a chegada da equipa de emergência.

 

Os meios operacionais envolvidos foram duas ambulâncias de socorro com 7 elementos, um veículo de apoio com 5 elementos que é a equipa de Salvamento em Grande Ângulo, aliás, segundo Alexandre Vieira " é uma equipa que está a iniciara sua actividade neste corpo de Bombeiro, visto estarmos inseridos num concelho com albufeiras, e esta é a nossa aposta para o futuro".

O Comandante da Protecção Civil distrital Paulo Esteves, que acompanhou toda a operação, salientou que "os trabalhos são demorados, mas são feitos em segurança pelas duas equipas de resgate em grande ângulo". Por outro lado, recordou Paulo Esteves " como são operações de elevado risco em locais sensíveis como é a Barragem do Alto Lindoso, a estrutura operacional da Protecção Civil distrital, já no local, assume o comando das operações de socorro"

 

 

Retirado " Noticias da Barca"

20 De Maio de 2011